Atendimento Psicológico On-line

Atendimento Psicológico On-line é uma modalidade de atendimento autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia por meio da resolução CFP Nº 11/2018.
Nessa modalidade de atendimento psicológico as sessões são realizadas com a utilização de recursos tecnológicos de comunicação a distância como computadores, smartphones ou tablets por meio dos quais se realizam videochamadas, aúdio chamadas, videoconferencias, troca de mensagens entre outras possibilidades de comunicação a distância.

O serviço de atendimento psicológico on-line é direcionado a:

  • Questões relacionadas a problemas pessoais e interpessoais
  • Situações de sofrimento e conflitos emocionais
  • Dificuldades de relacionamento conjugal, familiar e profissional
  • Questões relacionadas à afetividade e sexualidade
  • Aprendizagem e psicologia escolar, voltada a estudantes, pais e professores
  • Pais com dificuldades no relacionamento ou na educação dos filhos
  • Orientação profissional (vocacional), para pessoas em processo de escolha de uma profissão

Detalhamento do Serviço
O atendimento psicológico online é realizada por psicólogo ou psicóloga devidamente habilitado e credenciado para prestar esse serviço.
Os seguintes recursos de comunicação que a internet oferece poderão ser usados para realizar o atendimento psicológico: WhatsApp, Skype ou Google Meet.
As sessões devem ser agendadas previamente.
O tempo de duração de cada sessão será de 50 minutos.
Para realizar o atendimento psicológico on-line é aconselhável estar em local tranquilo, confortável e com privacidade de modo que não haja interrupções durante os atendimento, o uso de fones de ouvido é muito importante para manter a privacidade e evitar distrações.

Observações importantes:
O código de ética profissional e a resolução CFP N° 11/2018 regem o serviço de orientação psicológica on-line, deste modo os rigores quanto a sigilo e confidencialidade das sessões e das informações apresentadas serão respeitadas, mas é importante frisar que a internet não é um meio completamente seguro quanto à transmissão de dados, necessitando de cuidados a serem tomados para preservar o sigilo tanto pelo psicólogo quanto pelo cliente, deste modo é aconselhável a utilização de um equipamento (computador, smartphone ou tablet) pessoal com antivírus e softwares de proteção devidamente instalados, configurados e atualizados.
O atendimento psicológico de crianças e adolescentes está condicionada a autorização prévia por escrito de pelo menos um dos responsáveis legais e somente será realizado após avaliação técnica

Limitações do atendimento psicológico on-line
O serviço de antedimento psicológico on-line não é adequado para tratar pessoas em crise suicida, nesses casos orientamos que procure o serviço de pronto atendimento de saúde mais próximo ou entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br

Sobre atendimento psicológico on-line na pandemia da COVID-19 clique aqui